The Coders

terça-feira, maio 02, 2006

Richard Stallman - sobre sua política de autógrafos em troca de doações

Eu fiquei sabendo que algumas pessoas têm me acusado de impôr uma "taxa de autógrafo". Isto é um exagero sem sentido -- eu não sou um governo, e por isso não posso fazer ninguém pagar taxas. Me disseram que este comportamento estúpido é comum dentre as pessoas que fizeram essa crítica: elas geralmente procuram por oportunidades para criticar a Free Software Foundation, seja por motivos válidos ou não.

Logo depois de eu chegar no FISL, alguém me pediu para assinar o crachá do evento. Eu percebi que milhares de pessoas deveriam estar na conferência, e assinar milhares de crachás da convenção poderia levar horas. Então eu disse para essa pessoa que eu assinaria o crachá em troca de uma contribuição de 10 reais para a Free Software Foundation.

Também, eu pensei que algumas centenas de pessoas iriam me pedir para posar em uma foto com elas. E eu decidi que pediria 5 reais para fazer isso também a ser destinado a Free Software Foundation.

Pessoas que me pedem para assinar ou posar em fotos estão pedindo umpouco do meu tempo, que obviamente sai de um outro trabalho voluntário que eu faço pela causa. Na maioria das ocasiões, o tempo total envolvido não é muito grande, então eu atendo os pedidos fazendo o necessário para que o processo seja eficiente. Mas isso não significa que o meu tempo pertence a eles para fazer o que bem entendem. Eu acho que é completamente pertinente que eu peça as pessoas que façam uma pequena contribuição para a causa em retorno. Por pedir essa
contribuição, eu arrecadei algumas poucas centenas de dólares para a FSF e a FSFLA, e muito provavelmente me poupei da chatice de assinar crachás durante horas. Este dinheiro nos ajuda a disseminar a filosofia do Software Livre -- um trabalho dificil, em função da quantidade de usuários do sistema operacional GNU que pensam que ele é o "Linux" e não percebem que ele vem acompanhado dos ideais do Software Livre.

Eu acredito que todo software eticamente deve ser livre, livre com relação a respeitar a liberdade dos usuários, mas eu não acredito que software deva ser gratuito -- nem serviços, como autógrafos e posar para fotos. Além disso, eu acredito que as pessoas têm a liberdade de decidir se elas querem fazer esse tipo de coisa. Eu não apóio o movimento do autógrafo grátis. Pelo contrário, eu apóio o movimento do autógrafo livre, que advoca que todas as pessoas têm a liberdade de assinar ou não.

Copyright 2006 Richard Stallman

* É permitida cópia e distribuição deste documento completo, sem modificações, em qualquer meio, desde que mantido este aviso.